sábado, 12 de fevereiro de 2011

NÚMERO DE JUÍZES

O Brasil possui um déficit de magistrados que é capaz de afetar a produtividade e a celeridade da Justiça. Para cada cem mil habitantes, há menos de um magistrado na Justiça Federal. A média na Justiça Estadual, de seis juízes para o mesmo grupo, é melhor, apesar de ainda ser baixa perto de outros países.
Os dados fazem parte de um levantamento do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que constatou que há, em média, oito juízes para cada grupo de cem mil habitantes no país. Espanha, França, Portugal e Itália, por exemplo, possuem entre 10 e 17 juízes para o mesmo número de pessoas.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Dilma Rousseff indicou Luiz Fux para o STF (Supremo Tribunal Federal).

Ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça).


Também estavam na bolsa de apostas para a 11ª cadeira Cesar Asfor Rocha (STJ) e Luís Inácio Adams, da AGU (Advocacia-Geral da União).

O STF hoje suas atividades com a cerimônia de abertura do ano Judiciário. Terá ao longo de 2011 casos vitais para julgar: do escândalo do mensalão à constitucionalidade da Ficha Limpa.

Luiz Fux dá aulas na mesma instituição em que se formou em Direito, a UERJ.

Sua primeira incursão da advocacia, em 1976, foi na empresa Shell. Três anos depois, virou promotor de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Na juventude, ganhou faixa preta em jiu-jitsu e foi guitarrista de uma banda de rock.